ALERTA

CELÍACOS: NÃO PODEM COMER GLÚTEN DE JEITO NENHUM, FARINHA DE TRIGO, HAMBÚRGUER DO MC DONALDS, BOLACHAS E OUTROS ITENS COM GLUTEN !!!

Você sabe o que é doença celíaca? Acredite milhares de pessoas não sabem e o pior é que podem portar esta doença e correr sérios riscos.
Segundo Batista (2006) em seu artigo 'Doença celíaca: uma doença contemporânea', exposto na Reviões e Ensaios da USP (vide link: http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/1189.pdf)  
"A doença celíaca (DC) é uma enteropatia imu
Trocando em miúdos não podem comer glúten de jeito nenhum!!!!!!!
A ACELBRA Associação dos Celiacos do Brasil (http://www.acelbra.org.br/2004/doencaceliaca.php)
esclarece e reforça que é uma doença pouco conhecida e seus sintomas podem se confundir com outros distúrbios.
E quais os riscos? De você ou alguém querido passe a vida buscando a solução para outros males simplesmente porque não o médico não pensou em pesquisar esta possibilidade, ou seja, a de verificar outras patologias, alérgias etc.
No mesmo site da Acelbra informa o que o celíaco pode ou não comer, acredite a lista é gigantesca mas, não faça disso um muro maior que possa escalar, imagine ter apenas de trocar os ingredientes,  da farinha de trigo para a farinha de arroz, ou a de milhho, ou a de batata e a de mandioca.
Porém TODA vez que for comprar algo verifique na embalagem se está escrito NÃO CONTÉM GLÚTEN.
Caso não veja com esta mensagem, precisará verificar se há:

TRIGO = farinha,  semolina, germe e  farelo.  
AVEIA = flocos e  farinha.   CENTEIO
CEVADA =  farinha.
 MALTE
Todos os produtos elaborados com os cereais citados acima
No site da ACELBRA há um quadro maravilhoso e muito didático que aponta tudo o que pode e o que não pode.
O PRINCIPAL: se for diagnosticado como celíaco é não abrir mão da dieta jamais. Caso contrário pode acarretar em graves doenças futuras, entre elas o câncer.

Mas, e a vida de uma família com o celíaco! Realmente não é fácil o período de adaptação, afinal não existe espaço "ah, só um pouquinho não fará mal" FARÁ SIM !
A dieta tem que ser rigorosa não há espaço para concessões, inclusive, não pode por exemplo, tostar o pão do celíaco na mesma torradeira de um não celíaco. Uma criança celiaca não pode utilizar o mesmo material pintura e massinha que CONTEM GLUTEN pois muito desses itens contém sim material nocivo ao celíaco.
Como o próprio texto da Acelbra diz: a maior dificuldade é a adaptação, afinal:
Alguns pacientes transgridem a dieta
Pois embora o único tratamento consiste na dieta isenta de glúten por toda a vida, este tratamento parece simples,  porém inúmeros problemas podem levar o paciente a transgredi-la, como pôr exemplo:
* Falta e orientação dos familiares sobre a doença e suas complicações;
* Descrença na quantidade de cereais proibidos (qualquer quantidade é prejudicial e agressivo aos celíacos );
* Dificuldades financeiras, pois os alimentos permitidos são os de custo mais elevado;
* Hábito do uso da farinha de trigo na alimentação (pão, macarrão, etc);
* Falta de habilidade culinária das mães para preparar alimentos substitutivos;
* Forte pressão que sofremos da propaganda dos industrializados,  que nos leva a consumir tais produtos e,
* Rótulos, embalagens ou bulas que nem sempre contém a composição correta ou bem clara dos ingredientes. (FONTE: ACELBRA)

Por isso nesse blog vou criar um espaço para apontar as várias empresas que fabricam produtos para celíacos ou que produzem itens que NÃO CONTÉM GLÚTEN.
========================================================================

nomediada que ocorre pela ingestão do glúten em indivíduos geneticamente susceptíveis1. A porção antigênica da proteína do glúten para os pacientes celíacos é predominantemente a gliadina do trigo, que apresenta alto teor dos aminoácidos glutamina e prolina, bem como a hordeína da cevada e a secalina do centeio. Também há potencial antigênico da avenina da aveia, que apresenta um teor intermediário dos aminoácidos glutamina e prolina, e que pode determinar DC em casos de ingestão intensiva do cereal"